PESQUISA AVANÇADA E EXCLUSIVA DO GOOGLE

sexta-feira

Assalto ao Banco Central

Três meses de escavação. Mais de 30 pessoas envolvidas. Um túnel de 80 metros, com instalação elétrica e até ar condicionado. E R$ 164,8 milhões furtados. Os números exorbitantes levam ao segundo maior assalto a banco do mundo, que aconteceu no dia 6 de agosto de 2005, no Banco Central de Fortaleza, que apenas perde para um roubo feito em Londres, em 1987.

Só para ter ideia da dimensão, a quantia furtada empilhada alcançaria 33 metros e chegaria a 3,5 toneladas. No entanto, dessa fortuna, apenas R$ 20 milhões foram resgatados pela Polícia Federal. A ação desses bandidos indignou os brasileiros na época, mas, por outro lado, não tiveram como deixar de admirar a maestria, a perspicácia e a precisão da quadrilha. O crime foi considerado cinematográfico pela grandiosidade que ele atingiu.

A partir dessa sacada, o renomado ator e diretor de teledramaturgia Marcos Paulo decidiu estrear no cinema. Com lançamento no dia 22 de julho, o longa Assalto ao Banco Central conta com uma superprodução e elenco de peso, com Lima Duarte, Milhem Cortaz, Hermila Guedes, Eriberto Leão, Giulia Gam, Gero Camilo, Antônio Abujamra, entre outros.