PESQUISA AVANÇADA E EXCLUSIVA DO GOOGLE

PagSeguro

quinta-feira

Chávez diz que está em tratamento contra câncer em Havana

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse na noite de quinta-feira ter sido submetido a uma cirurgia bem sucedida em Cuba para extrair células cancerígenas e que estava a caminho de uma completa recuperação.

Chávez, em discurso gravado em Havana transmitido pela televisão estatal, afirmou que o processo médico era "lento e cuidadoso" e que ele estava a caminho de uma "recuperação total".

O presidente afirmou que enquanto tratava um abscesso pélvico na ilha "foram aparecendo suspeitas de outras formações celulares não detectadas até então ... que confirmaram a existência de um tumor com presença de células cancerígenas."

Ele acrescentou que foi operado novamente e que o tumor foi extraído na sua totalidade.

Foi o primeiro discurso do líder socialista de 56 anos desde que foi operado em Havana em 10 de junho, o que provocou especulações de que estaria gravemente doente.

Chávez, aparentemente mais magro e falando pausadamente, disse que estava determinado a "vencer" a batalha pela sua saúde e encerrou o discurso com o bordão revolucionário "Até a vitória, sempre!"

Logo após a transmissão do discurso, o vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, disse que o governo está unido e que aprofundará as políticas de Chávez, que não determinou uma data para voltar a Caracas.

Jaua pediu para que toda a coalizão do governo permanecesse unida para defender a "revolução" de 12 anos na Venezuela. "Não é tempo de recuar, é tempo de avançar."

Chávez afirmou ainda que permanece à frente do governo e que mantém conversas permanentes com seus funcionários.