PESQUISA AVANÇADA E EXCLUSIVA DO GOOGLE

sexta-feira

Quem baixa filmes, gasta mais com cinema e DVD

A grande indústria parece estar impedindo a divulgação de um estudo que na verdade deveria fazer com que ela repense suas ações: pessoas que baixam filmes sem pagar direitos autorais na internet são as que mais gastam com ingressos de cinema e DVDs. Poucas informações foram vazadas, mas ao que tudo indica, a pesquisa foi conduzida pelo conceituado instituto de pesquisa alemão Sociedade de Pesquisa do Consumidor (Gesellschaft für Konsumforschung, em alemão) – uma fonte interna da companhia teria repassado às informações.

A fonte de dentro da Sociedade de Pesquisa do Consumidor, que foi ouvida pela revista online alemã Telepolis, afirma que o estudo constatou que quem baixa filmes gosta mais de cinema do que a média das pessoas. E por isso, essa pessoa assiste o filme baixado como uma prévia, para depois ir ao cinema e comprar o DVD. Essa pessoa inclusive tem mais probabilidade de ir aos finais de semana de lançamento dos filmes, dias em que os ingressos são mais caros.

Essa mesma fonte disse que a empresa que encomendou o estudo – que não teve o nome divulgado – ficou perturbada com os resultados e resolveu não divulgar tais informações. Mas, em época de Wikileaks, é difícil manter segredos.