PESQUISA AVANÇADA E EXCLUSIVA DO GOOGLE

PagSeguro

sexta-feira

Inflação semanal recua em três capitais brasileira

A prévia da inflação medida pela FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgada nesta sexta-feira (17), mostra que os preços recuaram em três capitais brasileiras: Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

Apesar do recuo de preços nessas cidades, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) ficou perto da estabilidade, com alta de 0,02%.

A capital do Rio Grande do Sul, que apresentou a maior redução de preços, foi influenciada pela alimentação e transportes. A gasolina ficou 2,97% mais barata, enquanto alface ficou 16% mais em conta e a tangerina está 26% mais leve no bolso do gaúcho.

A capital paulista registrou a segunda maior queda de preços. Neste caso, ajudaram a reduzir os preços em geral as quedas dos custos com habitação e transportes. O álcool está 18% mais barato na cidade.

Confira também
Quer ler mais notícias do R7? Clique aqui

Renda e crédito aquecem o mercado

Inflação come salário do trabalhador
Na capital baiana, a prévia negativa da inflação se deveu à queda de preços com alimentação, transportes e despesas pessoais. A laranja está 27% mais barata na cidade, e o preço da gasolina recuou 6,8%.

Nas outras cidades onde a FGV realiza a pesquisa – Brasília, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro – houve aumento moderado dos custos para o consumidor. A capital pernambucana apresentou a maior elevação, de 0,73% na segunda semana do mês.(r7)