- Esta é a primeira vez que eles estão enfrentando uma nação de milhões armados. Eles serão derrotados.
No pronunciamento, o ditador chama os rebeldes de “traidores” e “covardes”. Desde fevereiro, insurgentes tentam expulsá-lo do poder e já dominaram boa parte do território leste da Líbia, montando quartel-general na cidade de Benghazi, a segunda maior do país.
Gaddafi afirmou que irá resistir aos bombardeios da Otan até as circunstâncias mais extremas.
- Estamos em nosso país e estamos determinados a ficar e defendê-lo. Vamos ficar. Deixem-nos usarem até bombas nucleares.
Otan retoma bombardeios e conflito se intensifica no oeste do país
Nesta sexta-feira, aviões da Otan voltaram a bombardear Trípoli, em particular um bairro no sul da capital e também na região de Kikla, a 150 km da cidade.
Também nesta sexta-feira os rebeldes líbios trocaram tiros de artilharia pesada com as forças leais a Gaddafi perto da cidade de Zlitane, no oeste do país. O confronto vem se intensificando na região à medida que os rebeldes tentam conquistar terreno em direção à capital Trípoli.
Segundo os insurgentes, pelo menos dez civis morreram e cerca de 40 pessoas ficaram feridas por causa dos bombardeios do Exército líbio sobre Misrata nesta sexta-feira. Misrata é a terceira maior cidade da Líbia e palco de alguns dos piores confrontos no oeste do país, que continua sob domínio do ditador.